quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Seja um passivo das informações

Conheço o netvibes desde julho passado, quando fiz um curso de jornalismo digital em São Paulo. Ele não é uma ferramenta específica para profissão, é uma mão na roda para quem, como eu, precisa ficar de olho em tudo que rola em vários sites da rede.

O conceito do netvibes é simples, é um desktop virtual. Uma vez montado, você entra com login e senha em qualquer computador e ele estará do mesmo jeito que você deixou. Ok, às vezes ele demora carregar e aí tem que lembrar que é uma versão beta.

Uma vez lá dentro você vai incluindo conteúdos que quer nos eu desktop virtual. Você pode colocar ali um bloco com o seu e-mail, que vai mostra os últimos não lidos numa quantidade que você determinar. Você pode colocar um bloco com busca do google, do youtube, de imagens. Você pode coloca previsão do tempo eu um bloco de tarefas. E você pode mudar esses bloquinhos de lugar, trocar as cores e tudo o mais.

Agora, o mais legal: você pode ter blocos de leitores de RSS. "Como assim?". Você adiciona um feed, digamos o da Suzanne Valadon, e ele imediatamente cria um bloco com os últimos posts. Sempre que tiver um post novo aqui, ele vai aparecer lá. E isso vale para sites noticiosos que têm feed rss. Sacou agora? Em qualquer máquina que você entrar, vai ter uma página sua onde você vai poder ver as últimas do diario.com.br, g1, uol, BBC Brasil e qual mais você desejar.

Acabou o espaço na folha? Cria uma nova aba. Uma para blogs, uma para notícias, uma para esportes...

E no final você não precisa entrar mais diariamente nas páginas dos seus amigos, como o Cala-te Boca ou o Dadivosa, que às vezes passam semanas sem atualizar e quando eu vou lá, tem um monte de posts, do nada. Ruim é quando blogs excelentes como o Verde Velma, o SpaceMelato e o Fancaria (esse foi dica do Dauro) fazem blogs sem feed. Vamos agilizar aí, vamos?

3 comentários:

  1. ai, caceta! eu não sei botar feeds no verde velma! vou pedir penico pro maridão, me aguarde :P

    ResponderExcluir
  2. Então és tu? Descobri, ao mesmo tempo, quem é meu leitor joinvilense e quem vem pelo netvibes. U-hu!

    ResponderExcluir

Pode escrever aí sem nem pensar, tá tudo liberado.