quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Bang-Bang

The Magnificente Seven em ingles, Os Sete Mercenários na legenda, Sete Homens e Um Destino para a maioria dos mortais. Sim senhores, um faroeste de 1960. Escalação? Eli Wallach como bandido, Yul Brynner como líder des seis comparsas Brad Dexter, James Coburn, Horst Buchholz, Robert Vaughn, Charles Bronson e Steve McQueen. Conheceu os últimos três, né? Isso mesmo, o elenco tinha tanta testosterona que achei que minha televisão ia terminar peluda!

A princípio, o filme seria uma adaptação fiel de Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa, mas acabou incorporando outros elementos e diálogos. Melhor, ficou um clássico por si só. No Oscar daquele ano outro filme meio faroeste, meio guerra, fez sucesso: Álamo, estréia de John Wayne na direção, teve sete indicações. The Magnifent Seven concorreu apenas ao- embora tenha concorrido ao Oscar apenas por melhor música em filme dramático (tinha ainda melhor música para musical e melhor música original).

Sinopse: sete pistoleiros vão, por um preço irrisório, livrar um povoado pobre do México de um grupo de bandoleiros. Informações interessantes: o povoado é mexicano; os bandoleiros são mexicanos; apenas um dos pistoleiros é mexicano.
Será que os americanos foram porque são bonzinhos? Bem, cada um tem seu motivo, mas o líder proferiu uma frase ótima quando procurado por três moradores do vilarejo: "contratem alguém, homens são mais baratos que armas".

Depois de duas horas de poeira e várias cenas bárbaras, elejo uma para dica da Suzanne: o sétimo pistoleiro não foi contratado imediatamente porque não era rápido o suficiente; não deixe de notar a maneira que ele pesca.

Além da dica, os clássicos comentários inúteis:
- Como os homens conseguiam usar calças com cós tão alto e tão justas na bunda? Não é à toa que os vaqueiros ficaram com famas de viadinhos...
- Não bastasse a modelagem ridícula, ainda colocam o líder todo de preto, o tempo todo. Ah, sim, era um filme inspirado em samurai... Essa aí era o ninja.
- São raros os faroestes que mulher não aparece fazendo um papel ridículo. Esse não se salva.
- Os mexicanos fazem uma farra do boi diferente: os ecologistas de Santa Catarina deveriam aderir - mas acho que em Governador Celso Ramos não pegava, a menos que o touro fosse um dos ecologistas...
- Os mexicanos são meio malas mesmo, mas nem por isso deixe de tomar uma tequila no final em homenagem a eles. Oportunidade de tomar tequila a gente não deixa passar, né?

A seguir, para dar um gostinho, trailers do filme - eles estão nos extras do DVD, assim como o making-of e comentários.

O primeiro é um trailer bem normalzinho, mas a fonte do título e excelente.


O segundo, diga aí, é genial!!!



E o terceiro é da série Eu Amo o YouTube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode escrever aí sem nem pensar, tá tudo liberado.