terça-feira, 6 de outubro de 2009

Brincou de pega-pega? Beba Gatorade!

Hora de tirar a poeira do blog. Como não faço mais parte do Criançada e a globo.com não deixa eu acessar o Monstrinhos original, vou passar a escrever sobre os pequenos por aqui também. Aliás, em breve vou começar a trazer meus posts dos outros endereços para cá. Mas por enquanto...

Bem, lembro quando eu era criança na industrial, florida e chuvosa Joinville, que chegava por meio de propagandas e revistinhas as ações bem legais que se faziam em escolas da distante São Paulo. E, óbvio, ficava morrendo de inveja. Aquelas crianças deixavam as salas de aula e passavam o dia fazendo brincadeiras. No final, levavam para casa brindes e gostosuras. Enquanto isso, o melhor que a gente tinha era cachorro-quente e refrigerante no Dia das Crianças.

Agora eu estou na enlouquecida, cinza e chuvosa São Paulo, com filhos em escola. E adivinhem? Eles deixaram a sala de aula, fizeram atividades bem legais e, no final, levaram brindes e gostosuras para casa.

A ação era para incentivar a prática de esportes. O produto era o Gatorade.

Agora eu tenho um belíssimo folder em mãos. Nele está escrito que meus filhos, que não são atletas e sim crianças que brincam nas aulas de esportes, devem sempre tomar Gatorade nas atividades para terem uma reidratação adequada.

Está escrito que água é um problema; ela não oferece energia, a falta de sabor dificulta o consumo e ela não repõe o sódio perdido com o suor - aquele mesmo, o tal que aparece em doses cavalares em qualquer produto industrializado.

E se eu for natureba e preferir um suco de frutas, devo ter muito cuidado, afinal mesmo os não adoçados artificialmente têm alto teor de açúcar. O açúcar, vejam vocês, dificulta a absorção e ainda pesa no estômago, prejudicando a disposição dos meus anjinhos.

Agora o Gatorade, além de oferecer energia, ter sabores deliciosos, conter minerais e não pesar no estômago, tem menos açúcar que os sucos de frutas e menos sódio que um copo de leite - aquele mesmo sódio que é um problema a água não ter. Mas o aviso no asterisco no pé da página diz que essa comparação é meramente informativa, o Gatorade não substitui esses assimentos em uma dieta equilibrada.

Esse folder me mostrou o quão relapsa eu tenho sido em oferecer apenas água e suco para as crianças. Mas elas já estão espertas. Falaram que no outro folheto que veio junto está escrito tudo que eu sempre falo sobre alimentação saudável - e está mesmo - então o que está escrito nesse também deve ser bom, eu é que não sabia. Mas que eu não me preocupe: elas vão me ajudar no supermercado a encontrar o Gatorade. Cecília achou o de melancia o mais gostoso e o André gostou mais do de laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode escrever aí sem nem pensar, tá tudo liberado.